Paraíba recebe do Governo Federal quase 9 mil testes rápidos para o coronavírus

Paraíba recebe do Governo Federal quase 9 mil testes rápidos para o coronavírus

A Paraíba recebeu nesta quinta-feira, dia 2, 8.870 testes rápidos para o coronavírus por parte do Governo Federal. De acordo com o Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, os trabalhadores de saúde serão priorizados a usarem o teste, que identifica com mais agilidade a contaminação ou não pelo vírus e pode confirmar a Covid-19 em 15 minutos.

Ainda conforme o secretário executivo, com a chegada dos testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde, os profissionais de saúde terão prioridade nesta primeira etapa de aplicação dos testes, já que alguns tem sintomas gripais e é preciso confirmar com urgência se trata-se ou não de coronavírus para protegê-los e manter a capacidade de resposta do Governo do Estado.

A secretária executiva de estado da saúde, Renata Nóbrega, todo setor de Recurso Humanos dos serviços de saúde devem preencher um formulário online, disponibilizado até este sábado, 4, informando quem está afastado desde o dia 31 de março. A secretaria vai, portanto, avaliar os sintomas e indicar quem deve realizar o teste. Como os testes são realizados entre o 7º e 10º dos sintomas, eles devem começar na próxima semana.

As equipes de segurança, que estão fazendo a proteção nas ruas, também terão acesso aos primeiros testes rápidos, também para garantir a capacidade de resposta deles ao combate do coronavírus.

Conforme Daniel Beltrammi, os testes rápidos são diferentes do método laboratorial e funciona de outra maneira. É feita uma coleta de uma amostra de sangue, semelhante ao teste de glicemia. Após retirada do sangue, ele é coletado com um pipeta e colocado em uma plataforma de plástico. Se aparecerem dois traços, o resultado é positivo para Covid-19.


Leia mais no G1

    Compartilhe: