Transplante de rim volta a ocorrer em JP após sete anos

Transplante de rim volta a ocorrer em JP após sete anos

O primeiro procedimento de nefrectomia por videolaparoscopia para transplante de rim entre pessoas vivas foi promovido em João Pessoa após sete anos de suspensão do serviço. O transplante é o primeiro feito após a assinatura de um termo de pactuação entre dois hospitais da Capital com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).


O transplante foi realizado no Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN) entre um homem de 21 anos, que recebeu o órgão, e uma tia dele.


O transplante foi realizado médico Rafael Maciel, responsável pela Unidade Geral de Transplantes (UCTI) do HNSN, e por sua equipe. Antes da cirurgia, eles passaram por um processo chamado de pré-transplante, no qual realizaram uma série de exames antecedentes à cirurgia. Eles foram acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e instrumentadores.


“Essa era uma necessidade que já havíamos identificado na nossa rede e, através desta pactuação, podemos voltar a oferecer este serviço tão importante para gerar mais qualidade de vida para as pessoas que estão na fila aguardando uma oportunidade de passar pela cirurgia”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.


Leia mais no Portal Correio

    Compartilhe: