Governo espera aprovar reforma da Previdência até agosto
- Postado em 17/06/2017
- Leitura Focada


O secretário da Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, disse nessa sexta-feira (16), no Recife, que o governo espera aprovar a reforma da Previdência até agosto, e no formato em que foi aprovada na comissão especial criada para tratar do tema na Câmara dos Deputados.
“Quem define a velocidade de tramitação e o conteúdo dessa matéria é o Congresso Nacional. O Congresso tem total autonomia. A perspectiva do Executivo é manter o plano da reforma tal qual foi aprovada na comissão especial, sem alterações e também na perspectiva de aprovação até agosto deste ano”, afirmou. “O governo está confiante”, acrescentou.
A principal defesa do governo é de que a reforma é necessária e urgente diante da diferença negativa entre o que é pago como contribuição à Previdência e o que ela paga de volta aos brasileiros. De acordo com Caetano, em 2016 o chamado “rombo do INSS” chegou a R$ 150 bilhões. Por isso, segundo ele, seria preciso fazer as mudanças para garantir a possibilidade de existência do sistema a médio e longo prazo.
Para o professor Hugo Góes, o problema da proposta da reforma é que o governo federal realiza o cálculo levando em conta apenas a receita da Previdência, ao contrário do que determina a Constituição Federal. Segundo ele, mesmo se o cálculo for feito do jeito apresentado pela União, o déficit poderia ser revertido com duas medidas: o fim de renúncias fiscais ligadas ao desconto no pagamento da contribuição do empregador à Previdência e a saída da aposentadoria rural do regime geral.
Leia em O Povo.

-
Leia Também:
- Iphaep recorre por revitalização do Cine Capitólio
- ‘Fake news’ e temas eleitorais atuais serão debatidos durante Simpósio
- UFCG vai oferecer atendimento psicológico gratuito
- Novo Sítio São João tem estrutura melhor, em Campina Grande
- Temer sanciona projeto que aumenta pena para roubo com explosivos
- População teme ruptura em açude; Dnocs trata vazão como ‘normal’
- Corrupção mata e Cabedelo prova
- Três jovens caem de ponte ao tirar selfie
- Paraíba sedia II Simpósio de Direito Eleitoral do Nordeste